News

Moçambique compromete-se a fortalecer a capacidade de traduzir os resultados da investigação em utilizações prácticas para a diversificação económica.

RSIF PASET
04 Dec 2023 0

4 de Dezembro de 2023: O Centro Internacional de Fisiologia e Ecologia de Insectos (icipe) (www.icipe.org), juntamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da República de Moçambique, organizaram um Fórum para discutir o progresso da implementação de projectos de investigação e inovação de 6 a 9 de dezembro de 2023 em Vilankulo, Moçambique. Os projectos são financiados pelo projecto de Melhoria do Desenvolvimento de Competências em Moçambique (MozSkills), apoiado pelo Banco Mundial, através do qual Moçambique está a contribuir com 6 milhões de dólares para o Fundo Regional de Bolsas de Estudo e Inovação (Rsif) da Parceria para Competências em Ciências Aplicadas, Engenharia e Tecnologia (PASET) (www.paset-rsif.org). Esta contribuição destina-se à formação de estudantes de doutoramento moçambicanos e a projectos de investigação e inovação liderados por universidades e instituições de investigação moçambicanas. O icipe é a Unidade de Coordenação Regional do Rsif. O Fórum centrar-se-á nas medidas que estão a ser tomadas para desenvolver capacidades em Moçambique para traduzir os resultados da investigação em utilizações prácticas para a diversificação económica.

Moçambique, com uma população de 33 milhões de pessoas (2023) e um crescimento do PIB de 4,8% (2023), de acordo com o Banco Africano de Desenvolvimento, é uma das economias com crescimento mais rápido na África Subsariana. As indústrias extractivas e a agricultura são as que mais contribuem para o PIB de Moçambique. Com os seus abundantes recursos naturais, incluindo terras aráveis, água, energia e recursos minerais, Moçambique tem potencial para diversificar a sua economia. Mas transformar este potencial em realidade requer, entre outros, uma massa crítica de mão-de-obra cientificamente qualificada no mercado de trabalho. O aumento do investimento no ensino superior produz as competências e conhecimentos necessários para a diversificação económica. Até à data, 0,3% do PIB de Moçambique é gasto em investigação e desenvolvimento, o que é ainda inferior ao 1% do PIB recomendado pela União Africana; e existem apenas 43 investigadores (equivalente a tempo inteiro) por milhão de habitantes.

Para melhorar a sua base de competências científicas, excelência em investigação e inovação, Moçambique, através do Projecto MozSkills, juntou-se a outros oito países africanos do Rsif/PASET em 2021. Os oito países que também contribuem para o Rsif/PASET são o Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gana, Quénia, Nigéria, Ruanda e Senegal. O Rsif oferece a Moçambique a oportunidade de formar doutorados de alta qualidade através do intercâmbio académico intra-africano e de parcerias internacionais para formação de doutorados de classe mundial. Proporciona também uma rede académica e de investigação mais alargada através de estágios de investigação numa instituição avançada para exposição a tecnologias de ponta e ligação a redes de investigação globais, bem como integração regional em África através de centros de excelência e ecossistemas de inovação.

O Fórum reúne equipas de projecto moçambicanas, investigadores, parceiros colaboradores, líderes de instituições de implementação (reitores/directores), oradores principais, funcionários do governo, o Banco Mundial e o icipe, para partilhar experiências e discutir estratégias para melhorar a capacidade de traduzir os resultados da investigação em utilizações prácticas.

Com este compromisso, Moçambique está no caminho certo para construir instituições fortes e para formar futuros líderes científicos que tornarão possível a concretização da sua visão de crescimento e desenvolvimento orientados para a ciência e tecnologia.